21 de maio de 2007

POEMAS SOL TOS


Pelo terceiro ano consecutivo, realizou-se o concurso de Poesia “Poemas Sol tos” organizado pelos Centros de Recursos Educativos do concelho de Gondomar, este ano, pela primeira vez, alargado às escolas do 1ºciclo.
A nossa escola e a Escola Secundária de Gondomar desempenharam as tarefas inerentes ao secretariado do concurso. Essas tarefas desenrolaram-se em várias etapas: divulgação do concurso pelas escolas com distribuição de material de publicitação; design dos cartazes e capa do livro (este ano a cargo da professora Sofia Toscano da E.B.2, 3 de Jovim), recolha dos trabalhos e divisão por escalões; entrega dos trabalhos ao júri; digitação dos textos e fotocomposição electrónica do livro.
O júri, este ano, foi composto pelos seguintes elementos:

Escalão A e B:
. Dr. Fernando Paulo (vereador da Cultura da CM Gondomar)
. Dr.ª Fina d’Armada (historiadora, poetisa)
. Sr. Ferreira da Costa (poeta)

Escalão C e D:
. Dr. Vítor da Rocha (escritor)
. Dr.ª Luísa Osório (poetisa)
. Dr.ª Liliana Pires (responsável da Biblioteca Municipal de Gondomar)

O concurso culminará com a cerimónia de entrega dos prémios, no dia 8 de Junho, no auditório de Gondomar.
Como é fácil de depreender, tratou-se de levar a cabo uma tarefa arrojada, mas que valeu a pena pelo trabalho final. Este ano, foram a concurso 474 trabalhos, divididos por quatro escalões.
Delicia-te, depois, aquando da publicação da terceira edição da colectânea dos “Poemas Sol tos”, a ler alguns dos trabalhos que foram a concurso. Por agora, aprecia o poema da aluna da nossa escola, classificada em 3º lugar no seu escalão.



Pedro Alecrim


Pedro Alecrim
Entre outras obras, é
Dulcíssima,
Realista e
Original.

António Mota é
Leitor
Escritor
Criativo
Reservado e
Inteligente.

Mota, escreves com alma e para a gente!

Sem comentários: