7 de novembro de 2008

A Viagem do Elefante


Foi colocado ontem nos escaparates das livrarias o novo livro de José Saramago “A Viagem do Elefante”. (Pode ler um fragmento aqui ou ver o pequeno filme no final do artigo)

O livro é um novo conto histórico do Nobel português, baseado em pouquíssimos dados.
O autor resumiu assim a obra:
"O livro narra uma viagem de um elefante que estava em Lisboa, e que tinha vindo da Índia, um elefante asiático que foi oferecido pelo nosso rei D. João III ao arquiduque da Áustria Maximiliano II (seu primo). Isto passa-se tudo no século XVI, em 1550, 1551, 1552. E, portanto, o elefante tem de fazer essa caminhada, desde Lisboa até Viena, e o que o livro conta é isso, é essa viagem."
"[Contei esta história] em primeiro lugar, porque me apeteceu, e em segundo lugar, porque, no fundo - se quisermos entendê-la assim, e é assim que a entendo - é uma metáfora da vida humana: este elefante que tem de andar milhares de quilómetros para chegar de Lisboa a Viena, morreu um ano depois da chegada e, além de o terem esfolado, cortaram-lhe as patas dianteiras e com elas fizeram uns recipientes para pôr os guarda-chuvas, as bengalas, essas coisas", referiu.
"Quando uma pessoa se põe a pensar no destino do elefante - que, depois de tudo aquilo, acaba de uma maneira quase humilhante, aquelas patas que o sustentaram durante milhares de quilómetros são transformadas em objectos, ainda por cima de mau gosto - no fundo, é a vida de todos nós. Nós acabamos, morremos, em circunstâncias que são diferentes umas das outras, mas no fundo tudo se resume a isso", defendeu.
José Saramago começou a escrever este conto em Fevereiro de 2007, altura em que já estava bastante doente, com um problema respiratório. Escreveu "umas 40 páginas" e parou, porque a doença se agravou. Acabou por ser hospitalizado durante três meses, tendo chegado a pensar que não terminaria o livro. Mas recuperou, regressou a casa em Fevereiro deste ano, embora "mal" - "de certo modo, uma sombra de mim mesmo", observou – reiniciou a escrita e acabou-o
em Agosto, no dia 12.
Pode, se quiser, obter mais informações sobre o escritor ou a sua obra na página da Fundação José Saramago ou no seu blogue.


Sem comentários: