19 de maio de 2009



A Guerra Peninsular na Banda Desenhada" é o tema da exposição que está patente na nossa escola, de 20 a 29 de Maio. Composta por cerca de 75 painéis A3, pode ser visitada de 2ª a 6ªfeira.

"Com o desenvolvimento do Romance Histórico também este período (período das Invasões Francesas) alcançou expressão nos nossos maiores Autores, surgindo em obras de Camilo Castelo Branco, Pinheiro Chagas, Rebelo da Silva, Arnaldo Gama, Alberto Pimentel, Carlos Malheiro Dias, Campos Júnior, Júlio Dantas. Aquilino Ribeiro e, já no final do século XX e princípios deste, em autores como Alvaro Guerra, Mário Cláudio, Vasco da Graça Moura, Helena Rainha Coelho, César Luís de Carvalho e outros.

(...)

Arnaldo Gama foi, sem dúvida, o Autor que mais contribuiu para a difusão romanesca da Guerra Penínsular com o "Sargento-Mor de Vilar" (1863), que conheceu sucessivas edições, conquistando uma popularidade que o situa como o principal representante desta temática dp Romance Histórico.

(...)

Com desenhos de
José Garcês - Mestre da BD portuguesa - o "Sargento-Mor de Vilar" viria a emparceirar com o "O Falcão", a narrativa escrita expressamente para o Cavaleiro Andante (uma das mais importantes revista portuguesa de BD) por Mascarenhas Barreto, retratando igualmente um episódio das Invasões, com ilustrações do referido mestre, o qual virá a desenhar também a adaptação de Jorge Magalhães para BD, do conto "O Tambor", inserido por Júlio Dantas na sua "Pátria Portuguesa" (1914)."

José Valle de Figueiredo


A exposição dá testemunho destas três obras, sendo complementada pela PALESTRA animada pelo Dr. José Valle de Figueiredo (responsável pela concepção, investigação e realização da exposição), no dia 20 de Maio, pelas 15.20h.




Sem comentários: