2 de julho de 2007

A LEITURA E A ÁREA DE PROJECTO

Os alunos de 8ºE já participaram no blogue da Biblioteca com as suas sugestões de leitura. Agora, vale a pena terminar com as opiniões de alguns dos alunos sobre o projecto em si bem como as leituras que foram fazendo ao longo do ano.

A Sara Santos escreveu:


"Este ano, o trabalho de Área de Projecto foi diferente de todos os outros anos: sem grupos, nem complicações. O nosso tema foi a leitura. Acho que esse objectivo foi cumprido por todos os alunos.
De todos os livros que li atraíram-me especialmente as histórias verídicas e o drama” A filha da minha melhor amiga”. Os livros de que eu menos gostei foram os da colecção Clube das Amigas e “Os heróis do 6°F”, pois estes livros são demasiado infantis para mim.
A história mais bem escrita que li foi “ A filha da minha melhor amiga”, pois a maioria das restantes histórias foram escritas por amadores.
Apesar de todas as histórias verídicas me terem ensinado muito, “A criança que não queria falar” é o livro que me ensinou mais coisas, relata diversos temas relacionados com os diferentes tipos de pessoas.
Com os livros que li, conheci vários personagens, uns melhores, outros piores. Para mim a melhor personagem é a Sheila de “A criança que não queria falar”, era uma criança que se portava pessimamente e tratava mal tudo e todos devido aos maus-tratos que recebia do pai e também a outros acontecimentos que a deixaram traumatizada. Mas, devido a uma boa professora que teve, mudou o seu comportamento e conseguiu mudar de vida. A pior personagem é o pai de Souad, porque dava maus-tratos às filhas, à mulher e achava que as mulheres não tinham direitos nenhuns.
As aulas correram bem, acho que todos cumpriram o que era pretendido.
Este projecto valeu a pena, pois tive contacto com diferentes tipos de leitura, aprendi muitas coisas e comecei a interessar-me mais por este tema, por isso acho que devo agradecer à professora Pompeia Castro que teve esta excelente ideia e também ao Centro de Recursos porque sem ele não poderia ter realizado esta actividade."

O Vitor Silva disse:

"Este ano o nosso projecto em Área Projecto era ler. Eu cumpri esse objectivo porque li cinco livros. Li: “Ameaça Invisível”, “O Bando dos 4 e a Caverna Secreta”, “Uma Aventura na Mina”, “Os Cinco e o Tesouro Perdido” e “ A Guerra dos Sexos”.
O livro que mais me atraiu foi “O Bando dos 4 e a Caverna Secreta” porque gosto de aventura e mistério e porque esse tipo de livros está escrito de uma maneira fácil de ler.
Dos livros que li, o que está mais bem escrito e que me ensina mais coisas é “A guerra dos Sexos”.
De todas as personagens que conheci, para mim, a melhor é o Carlos do “Bando dos 4” porque é um rapaz muito corajoso e destemido. Não gostei lá muito dos personagens de “Os cinco”, nem gostei de ler esse livro.
As aulas correram bem, mas houve alguns dias em que eu tinha alguma preguiça e não me apetecia ler, mas esforcei-me para me concentrar.
Este projecto valeu a pena, porque antes nunca tinha lido nenhum livro e até comecei a gostar de ler.
Devido a este projecto passei a ir mais vezes ao Centro de Recursos
"

Também a Patrícia Pereira nos deixou a sua opinião:

Livros lidos: 9

Estamos Ambas Apaixonadas Pelo Mesmo Rapaz
Manhã Submersa
Vendidas
Equador
O Código da Vinci
A Filha da Minha Melhor Amiga
Orgulho e Preconceito
A Filha do Contador de Histórias
Mulher Procura Homem Impotente Para Relacionamento Sério


Na minha opiniao, as aulas correram bem. Acho que todos gostamos. Acima de tudo, divertimo-nos e retirámos conhecimentos dos livros que lemos. Foi uma experiência diferente.
O livro que mais gostei foi “Código da Vinci” porque é um livro com muitos segredos. O mais bem escrito é “Equador”.
Os que me ensinaram mais foram o “Equador” e “A Filha do Contador de Histórias” porque, com eles, conhecemos realidades muito diferentes.
A melhor personagem, talvez Karmin de “A Filha da Minha Melhor Amiga” porque foi sempre muito corajosa e a pior, não me lembro do nome, mas é o pai da autora do “Vendidas” porque foi ele que vendeu as filhas.
Acho que todos os objectivos foram cumpridos porque todos os alunos leram, pelo menos, um livro.Aproveito também para deixar um agradecimento à biblioteca da escola que nos disponibilizou os livros e tornou possível esta actividade, sem esquecer a Professora Pompeia Castro que nos incentivou. Muito Obrigada.


Sem comentários: