14 de março de 2007

LEITURAS




A Sara do 8ºE leu “Queimada viva” de Souad e diz:

Este livro retrata a história real de uma rapariga chamada Souad que vivia na Cisjordânia.
Na Cisjordânia é perfeitamente normal as mulheres serem maltratadas e espancadas pelos homens e Souad não era excepção.
Aos dezassete anos Souad apaixonou-se e engravidou. Na sua terra as raparigas que engravidam antes do casamento têm que ser mortas. Um cunhado seu ficou com a tarefa de a matar: regá-la com gasolina e pegar-lhe fogo. Souad sobrevive milagrosamente.
No hospital para onde a levaram os médicos recusam-se a tratá-la e a sua mãe tenta envenená-la.
Com a ajuda de urna senhora de uma associação, Souad consegue sobreviver e fugir para a Europa onde consegue reconstruir a sua vida.

Gostei muito de ler este livro, embora seja aterrador saber que esta é uma história real.
Admiro a coragem de Souad, que desenterrou as coisas horríveis do passado para contar a sua história, mesmo correndo o risco de ser morta se a sua família a encontrar.
Com esta história aprendi alguns aspectos da cultura da Cisjordânia. Não fazia ideia que as mulheres eram tão maltratadas e que os pais eram capazes de fazer tanto mal às filhas, como tentar matá-las.
Este livro é muito fácil de ler, utiliza uma linguagem muito simples, porque a autora era completamente analfabeta pouco antes de o escrever.Recomendo este livro a todas as pessoas que gostem de ler e queiram aprender mais

1 comentário:

Anónimo disse...

A Sara leu um livro qu nos relata um drama humano. Por ler estes factos num livro, poderemos pensar que é romance. Afinal, onde fica esse país que até é algo complicado de dizer? Mas, a realidade é que há muitas jovens, mulheres, que por esse mundo fora sofrem atrocidades. Poderemos fazer alguma coisa por elas?
Ana Maria