15 de março de 2007

SEMANA DA LEITURA I


O meu nome é Adelina Santos. Sou auxiliar da acção educativa, na escola de Jovim e foi com muita satisfação que colaborei na Semana da Leitura.
Depois de ter feito uma busca na minha pequena biblioteca e sondado alguns jovens, optei por um livro com o título “Marley & Eu” de John Grogan
.
É uma história interessante que aborda o tema da amizade do ser humano com os animais. É um livro cheio de peripécias divertidas, de uma família e do seu cão mal comportado, mas leal e terno.
Fui ler alguns excertos deste livro a uma turma do 7º ano.
Estava a contar com um grupinho barulhento, e que tivesse de falar mais alto que o normal para que me ouvissem. Nada disso aconteceu. Fui muito bem recebida e notei muito interesse por parte dos alunos.
Sou portadora de uma deficiência visual, e por isso, utilizo o sistema Braille (um código de pontos em relevo que, através dos dedos, permite a quem tem falta de visão aceder à leitura.) Talvez estivessem tão atentos pelo facto de me verem ler com as mãos.
Li e relatei-lhes algumas passagens divertidas, para lhes despertar curiosidade. Penso tê-lo conseguido por ter tido conhecimento que o livro foi requisitado, na biblioteca, no intervalo seguinte.
Numa era em que a opção de entretenimento é muito diversificada, com toda a oferta das novas tecnologias, penso que eventos deste género são de extrema importância para estimular o gosto pelos livros, possibilitando a aquisição de conhecimentos e, o mais importante na minha opinião, aprofundar o português, que é a nossa língua.
Espero ter contribuído pela positiva, e estarei sempre disponível dentro das minhas capacidades, para ajudar a incutir hábitos de leitura na nossa comunidade escolar.

Adelina Ferreira dos Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem! Necessitamos de pessoas assim entusiasmadas para transmitir aos nosssos alunos o gosto pela leitura.
São