29 de outubro de 2009

A BECRE CONTINUA EM LINHA...

Neste início de ano lectivo, há novidades na BECRE.

De acordo com a nova legislação, a equipa da BECRE mudou.

O Agrupamento de Jovim e Foz de Sousa, por possuir duas bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, passou a ter dois professores bibliotecários: um na escola sede do Agrupamento, outro na escola do 1ºciclo do Outeiro.

Continuamos a contar com a D. Celeste na biblioteca da EB 2,3, bem como com a colaboração de alguns professores.

A nova equipa manifesta inteira disponibilidade para participar e colaborar com toda a comunidade educativa, nas diversas actividades a realizar ao longo do ano lectivo.

Agradecemos a todos os que nos têm apoiado nesta passagem de testemunho.

A equipa da BECRE,

Teresa Gomes e Fernando Ferreira

28 de julho de 2009

Eu espero...

(clicar na imagem para ouvir a história)

Texto: Davide Cali;
ilustração: Serge Bloch;
edição: Bruaá


“Eu espero” é um livro que fala das coisas pelas quais se espera na vida. Quando se é pequeno, esperam-se pequenas coisas: que o bolo esteja bom, que chegue o Natal, um beijo antes de adormecer; depois, ao crescer, esperamos coisas maiores: o amor ou o fim da guerra.Fiz sempre banda desenhada e livros humorísticos, mas, recentemente, senti a necessidade de escrever um livro sobre o sentido da vida. Assim nasceu “Eu espero”. O livro conta as coisas que se passam na vida com frases curtas, mas principalmente com imagens simples e ternas, desenhadas por Serge Bloch.A vida é feita de acontecimentos alegres ou tristes; o mesmo se passa em “Eu espero”: o amor, o casamento, mas também a doença e a morte. Se bem que repleto de emoção, não se pode considerar um livro triste.Talvez seja o meu melhor livro até hoje e agradeço à Sarbacane, que teve a coragem de editar um livro tão pouco convencional e também ao Serge Bloch que fez um trabalho excepcional: o fio encarnado que atravessa as ilustrações de uma página a outra representa bem o fio da vida que quis contar.
Davide Cali

A máquina de fazer asneiras - mais uma história

(clicar na imagem para ouvir a história)

Texto: João Paulo Cotrim;
ilustração: Pedro Burgos;
edição: Calendário de Letras


"O mundo dos afazeres quotidianos dos adultos visto pelos olhos de duas crianças, apostadas em descobrir o que faz o seu pai "certinho" no trabalho que o deixa tão cansado ao fim do dia, o que elas só conseguem brincando e brincando... Com uma deliciosa descrição do ofício da criação gráfica (ilustração, banda desenhada, arquitectura)."


Para saber mais sobre este livro ver aqui.

20 de julho de 2009

Os pequeninos também sabem contar histórias


Os meninos do Jardim de Infância de Atães contaram a história do Jaime e da bolota. Não contentes com esse feito, decidiram ilustrá-la. Vejam só como ficaram bonitos os desenhos!!!



19 de julho de 2009

Afinal para que servem as Bibliotecas Escolares??

A resposta é dada pela Coordenadora da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), Drª Teresa Calçada.






Na sequência da importância atribuida às equipas das Bibliotecas Escolares e ao Coordenador da BE, pretende o Ministério da Educação, no próximo ano lectivo, entregar a organização e gestão das Bibliotecas Escolares a professores bibliotecários a tempo inteiro. A eles caberá desenvolver estratégias que permitam colocar os recursos da Biblioteca ao serviço da escola/agrupamento, em prol da aprendizagem dos alunos.

A portaria pode ser consultada aqui.

UMA HISTÓRIA PARA VER E LER

"Era véspera de Natal. Fazia um frio intenso; já estava escurecendo e caía neve. Mas a despeito de todo o frio, e da neve, e da noite, que caía rapidamente, uma criança, uma menina descalça e de cabeça descoberta, vagava pelas ruas. Ela estava calçada quando saiu de casa, mas os chinelos eram muito grandes, pois eram os que a mãe usara, e escaparam-lhe dos pezinhos gelados quando atravessava correndo uma ..."
Assim começa a história de Hans Christian Andersen, "A Pequena Vendedora de Fósforos".
Sabes o que aconteceu à menina? Vê o filme mas não deixes de ler a história aqui.



18 de julho de 2009

COMO TORNAR-SE UM LEITOR EM 10 PASSOS

As férias estão aí...experimente! Vai ver, não custa nada!!!



1.º – Escolha uma data para começar a ler e respeite-a.



2.º – Evite começar por livros considerados literatura light, pois embora o nome seja encorajador não reflecte de todo a realidade e pode destruir a melhor das intenções.



3.º – Livre-se de todos os telemóveis, playstation, dvd’s e afins que tenha por perto.



4.º – Depois de começar a ler não pode parar sem, pelo menos, chegar ao fim do primeiro capítulo; deixá-lo a meio aumenta consideravelmente o risco de desistir antes mesmo de ter começado.



5.º – Para se auto-motivar, pense muitas vezes em todos os benefícios da leitura.



6.º – Peça às pessoas que estão à sua volta que não bocejem nem se deitem no sofá a ver os programas de televisão que passam em horário nobre.



7.º – Peça ajuda a um profissional - pode ser um livreiro, um editor, um professor, etc. – ou participe em fóruns e blogues da especialidade. Estas comunidades de leitores ajudá-lo-ão a integrar-se mais facilmente na sua nova realidade.



8.º – Mude de hábitos, a fim de evitar locais onde possa conviver com pessoas completamente desinteressantes.



9.º – Não faça pausas muito grandes e complemente-as com a leitura de um jornal, revista, de banda desenhada ou de uma história infantil.



10.º – Parabéns. Se chegou até aqui é porque já é um leitor. No entanto, evite os entusiasmos exagerados, como, por exemplo, passar a considerar-se um intelectual.



Boas leituras.

(Mandamentos retirados daqui)

LIVRO PARA "OUVER"3

(clicar na imagem)

Texto: João Manuel Ribeiro;

ilustração: Flávia Leitão;

edição: Trinta por Uma Linha




LIVRO PARA "OUVER"2

(clicar na imagem)





Recolha e selecção: Dulce de Souza Gonçalves;
ilustração: Madalena Matoso;
edição: Planeta Tangerina

LIVRO PARA "OUVER" 1


(clicar na imagem)


Texto: Alice Vieira;

ilustração: Madalena Matoso (Prémio Nacional de Ilustração 2008);

edição: Texto Editores

4 de junho de 2009

Guia prático de conteúdos para a Internet



A Lisboa Editora disponibiliza, gratuitamente, no seu sítio, um Guia Prático de Conteúdos para a Internet. É especialmente dirigido ao 1º Ciclo, podendo ser utilizado por professores, alunos e pais.

Diz a editora "Sendo certo que a utilização de recursos educativos nos suportes físicos usuais – como os manuais escolares, livros, materiais manipuláveis, cadernos, materiais de escrita, entre outros – não poderá ser dispensada, a formação dos alunos terá de contemplar a vertente incontornável das TIC. Neste sentido, a Internet fornece um manancial de recursos que, de forma prudente, pode ser utilizada em benefício das aprendizagens dos alunos".

Este guia apresenta, pois, entre outros conteúdos, alguns conselhos para a utilização segura das TIC.

Pode ser descarregado aqui.




2 de junho de 2009

Boletim da BE


Com atraso, é certo, coloco o Leituras acessível a todos. Como de costume, é só clicar na imagem para ter acesso ao Boletim.

30 de maio de 2009

O incrível rapaz que comia livros



(clicar sobre a imagem)

Amigos mostraram-me este livro. Vale a pena "ouver".


19 de maio de 2009



A Guerra Peninsular na Banda Desenhada" é o tema da exposição que está patente na nossa escola, de 20 a 29 de Maio. Composta por cerca de 75 painéis A3, pode ser visitada de 2ª a 6ªfeira.

"Com o desenvolvimento do Romance Histórico também este período (período das Invasões Francesas) alcançou expressão nos nossos maiores Autores, surgindo em obras de Camilo Castelo Branco, Pinheiro Chagas, Rebelo da Silva, Arnaldo Gama, Alberto Pimentel, Carlos Malheiro Dias, Campos Júnior, Júlio Dantas. Aquilino Ribeiro e, já no final do século XX e princípios deste, em autores como Alvaro Guerra, Mário Cláudio, Vasco da Graça Moura, Helena Rainha Coelho, César Luís de Carvalho e outros.

(...)

Arnaldo Gama foi, sem dúvida, o Autor que mais contribuiu para a difusão romanesca da Guerra Penínsular com o "Sargento-Mor de Vilar" (1863), que conheceu sucessivas edições, conquistando uma popularidade que o situa como o principal representante desta temática dp Romance Histórico.

(...)

Com desenhos de
José Garcês - Mestre da BD portuguesa - o "Sargento-Mor de Vilar" viria a emparceirar com o "O Falcão", a narrativa escrita expressamente para o Cavaleiro Andante (uma das mais importantes revista portuguesa de BD) por Mascarenhas Barreto, retratando igualmente um episódio das Invasões, com ilustrações do referido mestre, o qual virá a desenhar também a adaptação de Jorge Magalhães para BD, do conto "O Tambor", inserido por Júlio Dantas na sua "Pátria Portuguesa" (1914)."

José Valle de Figueiredo


A exposição dá testemunho destas três obras, sendo complementada pela PALESTRA animada pelo Dr. José Valle de Figueiredo (responsável pela concepção, investigação e realização da exposição), no dia 20 de Maio, pelas 15.20h.




16 de maio de 2009

Livros grátis na Net

Quer ter livros de Eça de Queirós, Alexandre Herculano, Mário de Sá Carneiro, Fernando Pessoa sem pagar nada por isso? Pois eles estão à distância de um clic. Eles e muitos outros autores não só de Lingua Portuguesa mas também estrangeira . É só seguir as instruções...


6 de maio de 2009

OS DESCOBRIMENTOS em formato digital




O Instituto Camões disponibiliza "A Aventura dos Descobrimentos", uma colecção do Jornal Expresso. Para conhecer esta grande aventura do povo Português, clicar sobre a imagem.

LIVROS em formato digital


A Biblioteca dos Livros Digitais, uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, disponibiliza livros dirigidos a crianças e jovens para leitura online.
Contando com livros originais ou já publicados por autores consagrados, o sítio permite, não só, ler, mas também, ouvir os textos.
A Biblioteca de Livros Digitais pretende também criar uma rede social. Ao registarem-se, os utilizadores poderão juntar-se como amigos e participar na secção Os Livros da Malta, onde cada um pode acrescentar algo no final de qualquer livro.
Para aceder ao sítio, clicar sobre a imagem. Para se registar, clicar aqui.

REIS DE PORTUGAL em formato digital


"Era uma vez um Rei...", colecção que podes requisitar na Biblioteca da Escola, encontra-se, agora, em formato digital, no sítio do Instituto Camões. Para leres e ouvires a história de cada um dos reis, clica sobre a imagem.

27 de abril de 2009

LEITURAS



Li o livro “Pedro, Olhos de Águia” e achei-o muito interessante. Gosto muito da colecção a que este livro pertence, porque esta colecção trata de assuntos que podem acontecer no dia-a-dia de qualquer pessoa.
Este livro fala sobre um rapaz, o Pedro, que vivia com a sua mãe, o seu irmão, Marcos, e o seu padrasto. O pai de Pedro estava na prisão e a mãe divorciou-se dele.
Pedro ia sempre ver o seu pai à prisão.
O pai estava muito magro e tinha cara de doente. Perguntava sempre por Marcos, o seu filho mais novo que nunca mais o tinha querido ver, pois estava muito revoltado. Pedro também estava revoltado mas com os seus avós paternos, que não tinham tido pena do seu próprio filho nem o tinham ajudado.
Enquanto o pai esteve na prisão, o Pedro trabalhou e foi ganhando algum dinheiro. Com esse dinheiro arranjou um apartamento para o pai. Não era muito vistoso mas chegava para ele. Tinha um quarto, uma casa de banho e para o pai dele chegava.
O tempo foi passando até que o pai de Pedro saiu da prisão.
Um dia, o pai de Pedro sentiu-se mal e foi para o hospital. O diagnóstico dizia que o pai de Pedro tinha tuberculose. Pedro, quando, no dia seguinte, visitou o pai no hospital levou o Marcos com ele. Quando olharam um para o outro, o pai e o Marcos abraçaram-se e emocionaram-se. Há anos que Marcos não abraçava o pai daquela maneira.
Foi nesse dia que os avós foram visitar o pai de Pedro. Pedro e Marcos resolveram fazer justiça e disseram que, se, no início, os avós não deram atenção ao seu pai agora também já não precisavam deles e podiam ir embora.
Marcos, Pedro e o seu pai continuaram a visita e falaram muito, pois depois de tantos anos, Marcos tinha de pôr a conversa em dia.

Eu adorei este livro, pois só mostra que, com esforço, podemos realizar os nossos sonhos e muito mais… E Pedro conseguiu!
Inês Ferreira A.
6ºC, nº8

24 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro

(Clicar na imagem para ter acesso ao livro)

29 de março de 2009

Aguarela de fim de semana

Aquarela

Toquinho

Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes /

G.Morra / M.Fabrizio

Numa folha qualquer

Eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno

Da mão e me dou uma luva

E se faço chover

Com dois riscos

Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta

Cai num pedacinho

Azul do papel

Num instante imagino

Uma linda gaivota

A voar no céu...

Vai voando

Contornando a imensa

Curva Norte e Sul

Vou com ela

Viajando Havaí

Pequim ou Istambul

Pinto um barco a vela

Branco navegando

É tanto céu e mar

Num beijo azul...

Entre as nuvens

Vem surgindo um lindo

Avião rosa e grená

Tudo em volta colorindo

Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está

Partindo, sereno e lindo

Se a gente quiser

Ele vai pousar...

Numa folha qualquer

Eu desenho um navio

De partida

Com alguns bons amigos

Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra

Eu consigo passar num segundo

Giro um simples compasso

E num círculo eu faço o mundo...

Um menino caminha

E caminhando chega no muro

E ali logo em frente

A esperar pela gente

O futuro está...

E o futuro é uma astronave

Que tentamos pilotar

Não tem tempo, nem piedade

Nem tem hora de chegar

Sem pedir licença

Muda a nossa vida

E depois convida

A rir ou chorar...

Nessa estrada

não nos cabe

Conhecer ou ver o que virá

O fim dela ninguém sabe

Bem ao certo onde vai dar

Vamos todos

Numa linda passarela

De uma aquarela

Que um dia enfim

Descolorirá...

Numa folha qualquer

Eu desenho um sol amarelo

(Que descolorirá!)

E com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo

(Que descolorirá!)

Giro um simples compasso

Num círculo eu faço

O mundo

(Que descolorirá!)...

26 de março de 2009

Uma canção, um livro, uma história


Chamam-se livros pop-up e, este que vos mostro , não tem palavras mas conta uma história (com música).



Quem estiver interessado em conhecer a técnica de construção deste tipo de livros pode ver aqui.
Para visitar um blogue com tudo sobre este tema, é só clicar aqui.

Vamos Gigglar?


A Revista Giggle é uma nova publicação mensal em formato digital, que pretende ir ao encontro das crianças e jovens e dos seus interesses através de um instrumento que eles conhecem e dominam muito bem: o computador.

Esta acção destina-se a promover hábitos de leitura, pois a experiência de ler a revista em formato digital é muito parecida com a de folhear e ler uma revista de papel, mas num suporte interactivo e, por isso mesmo, mais apelativo para os nossos alunos.




(clicar sobre a imagem para aceder à revista)


Giggle é uma iniciativa inovadora e quer mostrar simultaneamente que é bom ler e estar alerta para causas sociais e ambientais, porque um dos seus objectivos é ser uma empresa neutra em emissões de carbono. A marca tem um sítio na Internet e duas revistas on-line, uma dirigida às crianças e adolescentes e outra dirigida aos pais e famílias, ambas com sugestões sobre moda, música, leitura, desporto, passeios, viagens, festas, actividades, apresentando entrevistas, informação e propostas de ocupação de tempos livres.



(clicar sobre a imagem para aceder à revista)


O PNL, a RBE e a Revista Giggle convidam todas as escolas que irão receber a revista a divulgá-la aos seus alunos através do passatempo “Vamos Gigglar?” que propõe a participação directa dos alunos na construção da revista. Desta forma estaremos não só a promover a leitura, mas também a pesquisa de informação e a escrita.





O passatempo prevê duas categorias: participação individual e participação de grupo/turma.


Os alunos interessados poderão participar com textos individuais ou de grupo/turma em três rubricas distintas da revista:









Repórter X - rubrica ideal para a participação da turma:

– reportagem sobre a localidade onde moram, sobre um museu ou um monumento, ou seja, um texto que leve as pessoas a ir visitar esse local;

– entrevista ou artigo sobre uma personalidade conhecida que tenha contribuído para a história da terra onde vivem.




Tratando-se de uma reportagem ou entrevista, propõe-se que o texto seja acompanhado de vídeo sobre o local ou sobre a personalidade abordados.

Nº máximo de caracteres para o texto: 2.850.






Giggle Opina - rubrica ideal para a participação individual:

– artigo de opinião sobre um espectáculo, um museu, uma exposição, um filme, um cantor ou grupo musical, um CD ou DVD, um jogo de computador ou Playstation, um programa de TV, um restaurante, etc.

Estes textos podem ser acompanhados de fotografias sobre o assunto abordado.

Nº máximo de caracteres para o texto: 250.





Clube do livro - rubrica ideal para a participação individual:

– artigo de opinião sobre um livro que tenham lido e cuja leitura recomendem.

Nº máximo de caracteres para o texto: 250 por livro.





Os quatro melhores trabalhos em cada uma das rubricas serão premiados e publicados a partir da revista de Junho (publicada no final do mês de Maio).




Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 3 de Maio de 2009 para o endereço
bibliotecas@giggle.pt."

in e-mail da Comissária do PNL e da Coordenadora da RBE



25 de março de 2009

25 de Abril e Liberdade

A Biblioteca da Escola dispõe no seu catálogo de uma série de documentos sobre o 25 de Abril e a Liberdade. São livros e filmes que estão ao dispor de todos para que nunca se esqueça o significado desta data .




Livros e outros documentos sobre o 25 de Abril e Liberdade na BE

NOVIDADES - DVD National Geographic



Até então, Guadalcanal, era simplesmente uma ilha esquecida a sudoeste do Pacífico. Em 1942, foi invadida Segunda Guerra Mundial e ficou conhecida como a 'Ilha da Morte'. Seis meses de selvagens combates transformaram o canal norte da ilha na última morada de cerca de cinquenta navios de guerra aliados e japoneses. Cinquenta anos mais tarde, o Dr. Robert Ballard, o explorador que descobriu os destroços do Titanic e do Bismarck, lidera uma expedição conjunta da National Geographic Society e da U.S. Navy para explorar este cemitério submarino.

(mais...)



Há muito, muito tempo, o insinuante e adaptável puma detinha o maior número de variedades dos mamíferos terrestres da América do Norte, até que um grande esforço de exterminação dos pumas, nos séculos XVIII e XIX, reduziu o seu número a níveis perigosamente baixos.Algumas populações isoladas sobreviveram aos massacres, e durante algum tempo o número de pumas cresceu nos Estados Unidos.





Em 1985, o espantoso retrato de uma jovem refugiada afegã, com surpreendentes olhos de cor verde marinho, fez as honras da capa da National Geographic Magazine. Agora, a busca começou para encontrar a anónima mulher cuja imagem juvenil se tornou um símbolo global de dignidade, esperança e sobrevivência em tempo de guerra.

NOVIDADES - DVD Youth for Human Rights: 30 direitos. 30 anúncios




Um anúncio para cada um dos artigos da Declaração Universal para os Direitos Humanos das Nações Unidas. Pequenos filmes em que a música e a imagem mostram os conceitos subjacentes a cada um dos direitos.
O DVD contém, também, um vídeo musical que conta da história de um garoto que luta pelo seu direito de poder jogar basquetebol.

24 de março de 2009

NOVIDADES - Indie Júnior Escolas - 3º Ciclo

Continuamos com filmes do Festival Indie Júnior, agora para alunos do 3.º ciclo.
(Clicar sobre o título de cada um dos filmes para conhecer sugestões de actividades)


EMERGIR

Duração: 15 minutos

Sinopse:

Quando se descobre ser gay, o melhor é dizer logo aos outros”, explica Christopher, um estudante adolescen¬te que fala da sua orientação sexual. Como aceitaram os pais a notícia? E o que pensam do assunto os seus colegas de escola…?



NUS - COMPREENDER OS ADOLESCENTES

Duração: 5 episódios de 6 minutos

Sinopse:

Rapazes e raparigas falam, de forma ora divertida ora inquieta, das questões que preocupam os adolescentes.

NO FIM DO MUNDO

Duração: 7 minutos

Sinopse:

As peripécias de uma casa precariamente equilibrada. Construída na parte superior de um monte, balança para trás e para a frente, para grande descontentamento dos seus inquilinos. Considerado, por muitos, como um dos melhores filmes de animação de sempre. E um dos mais cómicos, também.

NOVIDADES - Indie Júnior Escolas- 2º Ciclo

Mais filmes do Festival Indie Júnior, desta vez direccionados para alunos do 2.º ciclo.
(Clicar sobre o título de cada um dos filmes para conhecer sugestões de actividades)




PILALA


Duração: 15 minutos

Sinopse:


Antypas, de 12 anos, causa alvoroço enquanto atravessa a aldeia de Creta, onde vive, em direcção ao café de seu avô, o único lugar com electricidade depois de uma falha de energia. Tenta chegar a tempo de assistir à corrida do seu atleta favorito.





Duração: 10 minutos


Sinopse:

Um rapaz, ao sair de casa para a festa da escola, defronta–se com a sua primeira borbulha. E que borbulha!










Duração: 15 minutos

Sinopse:

Adriano frequenta uma escola de dança clássica e treina duramente. Mesmo que se canse por ter de trabalhar tanto, sabe que essa é a única maneira de vir a ser um bom dançarino. A sua paixão pela dança não é compreendida por muitos miúdos, o que lhe cria alguns maus momentos. O seu pai, condutor de máquinas pesadas, é, pelo contrário, o seu maior fã!

NUS- COMPREENDER OS ADOLESCENTE-MINOUK


Duração: 6 minutos

Sinopse:

Retratos de pré-adolescentes em luta com as alterações do seu corpo. Uma rapariga com excesso de peso fala da discriminação a que é sujeita pelos colegas.

O CONTO DE COMO


Duração: 4 minutos

Sinopse:

Em O Conto de Como, Otto, um polvo gigante com uma árvore nascida sobre a cabeça, devora tudo que vê pela frente. Os pobres pássaros Dodo unem-se e conseguem escapar ao terrível tirano.



ANIMALZ

Duração: 3 minutos

Sinopse:

Filme experimental que mostra animais, representados por crianças, em diversos habitats.

23 de março de 2009

NOVIDADES - Indie Júnior Escolas - 1.º ciclo

Um conjunto de cinco curtas-metragens para os alunos do 1º Ciclo.
(Clicar sobre o título de cada um dos filmes para conhecer sugestões de actividades)






Duração: 11 minutos

Sinopse:

Nas cidades, as pessoas mal conhecem os seus vizinhos. Mas, às vezes, somos mesmo forçados a não os ignorar…

AZUL

Duração: 5 minutos

Sinopse:

Um rapaz obeso é motivo de troça dos colegas e cai ao mar, deparando-se com um universo inesperado, talvez melhor para viver.





Duração: 6 minutos
Sinopse:

As divertidas aventuras de um pássaro migrador que se perde dos companheiros, no meio do nevoeiro.






Duração: 10 minutos

Sinopse:

Um rapaz africano chega à sua nova turma e é recebido com hostilidade por alguns colegas. Mas Joseph tem motivos para não se deixar intimidar.


O PEQUENO HOMEM




Duração: 13 minutos

Sinopse:

Um rapaz procura descobrir as características do sexo oposto, como tema de um trabalho escolar.

NOVIDADES - Indie Júnior Escolas - Pré-Escolar

Sete filmes de animação para os mais pequenos
(Clicar sobre o título de cada um dos filmes para conhecer sugestões de actividades)



GATOS


Duração: 14 minutos
Sinopse:
Os gatos têm várias vidas. Um deles, ao ter um acidente, decide manter a sua, do lado de lá.



Duração: 5 minutos
Sinopse:

Na história do Principezinho, de Saint-Exupéry, ele vive num planeta um bocadinho triste. Neste, também poderia ser assim, se o novo príncipe não estivesse decidido a manter tudo muito limpinho.

CAPITÃO BLIGH


Duração: 4 minutos

Sinopse:

Tudo deveria correr bem, quando o Capitão Bligh resolve disparar um canhão. Infelizmente, para ele, as balas são muito assustadiças e não estão dispostas a cooperar.

A MINHA CAUDA FELIZ





Duração: 4 minutos

Sinopse:

Um cão faz da cauda a sua melhor amiga.



UM DIA DE SOL




Duração: 6 minutos

Sinopse:

O sol levanta-se, contente, como sempre. Mas hoje descobre que afinal não é bem-vindo.

PONTOS E TRAÇOS




Duração: 6 minutos

Sinopse:

Quando o animador desenha um menino e uma menina espera que tudo corra bem entre eles. Mas nem sempre isso acontece…


MIRIAM E A CHEIA

Duração: 5 minutos
Sinopse:
Ai! Ai! Quando a Miriam, o irmão e a galinha se põem a brincar, acontecem os desastres mais improváveis.

NOVIDADES - INDIE JÚNIOR ESCOLAS

A DGIDC ofereceu às escolas um conjunto de DVDs com curtas-metragens para todas as idades, premiadas em festivais importantes como Berlim e Veneza . Destinados a ser explorados em sala de aula, como instrumento pedagógico, os filmes estão divididos por níveis - Pré-escolar, 1ºciclo, 2ºciclo, 3ºciclo, Secundário - e vêm acompanhados de fichas de exploração.
Para mais informações, consultem-se os sites:

22 de março de 2009

Dia da Poesia

21 de Março, Dia Mundial da Floresta e Dia da Poesia.



Neste dia, recordo o poema de Jorge Sousa Braga do seu livro Herbário (um livro lindíssimo que pode ser requisitado na Biblioteca)



AS ÁRVORES E OS LIVROS



As árvores como os livros têm folhas

e margens lisas ou recortadas,

e capas (isto é copas) e capítulos

de flores e letras de oiro nas lombadas.


E são histórias de reis, histórias de fadas,

as mais fantásticas aventuras,

que se podem ler nas suas páginas,

no pecíolo, no limbo, nas nervuras.


As florestas são imensas bibliotecas,

e até há florestas especializadas,

com faias, bétulas e um letreiroa dizer:

«Floresta das zonas temperadas».


É evidente que não podes plantar

no teu quarto, plátanos ou azinheiras.

Para começar a construir uma biblioteca,

basta um vaso de sardinheiras.



Não é inocente esta coincidência na celebração dos dois dias.
Afinal, a árvore é fonte de vida e a poesia é a melhor forma de a celebrar.
Fernando Pessoa, Florbela Espanca, António Gedeão ou Miguel Torga são poetas que o confirmam . Ora vejam/leiam aqui.



19 de março de 2009

É hora de CREPÚSCULO, LUA NOVA E ECLIPSE

Chegaram à Biblioteca os êxitos de Stephenie Meyer.




A mudança de Isabella Swan para Forks — uma cidade pequena e permanentemente chuvosa do estado de Washington — podia ter sido o passo mais entediante que ela jamais dera. No entanto, quando ela conhece o misterioso e cativante Edward Cullen, a sua vida sofre uma viragem emocionante e aterradora. Até este momento, Edward conseguiu manter a sua identidade vampírica em segredo na comunidade em que vive. A partir de agora, porém, ninguém está a salvo, sobretudo Isabella, a pessoa que Edward mais preza. O casal de namorados dá por si precariamente equilibrado no fio da navalha — entre o desejo e o perigo.







Para Bella Swan, existe algo mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Porém, estar apaixonada por um vampiro é mais perigoso do que alguma vez ela poderia imaginar. Edward já salvou Bella das garras de um vampiro maléfico, mas agora, à medida que a sua destemida relação ameaça tudo o que se encontra por perto e todos os que lhes são queridos, eles apercebem-se de que os problemas podem estar apenas a começar...




Ao mesmo tempo que Seattle é assolada por uma série de mortes inexplicáveis e um malicioso vampiro continua a sua busca por vingança, mais uma vez Bella encontra-se rodeada por perigo em Eclipse, o terceiro volume da saga de Luz e Escuridão. No centro de tudo, ela é forçada a escolher entre o seu amor por Edward e a sua amizade com Jacob, sabendo que a sua decisão poderá atiçar a luta intemporal entre vampiro e lobisomem. Com o final do liceu a aproximar-se rapidamente, Bella tem mais uma decisão a tomar: vida ou morte. Mas, qual é qual?



Podes consultar a página da autora e outros sítios sobre as obras e filmes:

http://www.stepheniemeyer.com/
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=671
http://www.eb23-valenca.rcts.pt/be085.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=1SQ9bJIhcJ0
http://videos.sapo.pt/2wGTATzHVmyMVUv5fa2s
http://www.youtube.com/user/OfficialTwilightFilm

17 de março de 2009

O Escritor do Mês

Álvaro Magalhães foi o escritor do mês de Janeiro. O 5ºD trabalhou este autor e apresentou uma exposição na Biblioteca.




Este é o relatório redigido pelos alunos do 5ºD, após o trabalho sobre o escritor Álvaro Magalhães.

Relatorio de actividades sobre Álvaro Magalhães

João Pedro Messeder na Escola





Aconteceu no dia 3 a visita do escritor João Pedro Mésseder, nome literário de José António Gomes. Integrada na Semana da Leitura, a vinda do escritor constituiu a "cereja em cima do bolo", pois, é um prazer para os alunos conhecer o escritor cujas obras foram trabalhadas ao longo do período.
A sessão decorreu na parte da manhã e aconteceu teatro, poesia, dança...
Além dos alunos de 5º e 6º Anos, estiveram presentes os alunos da EB1 do Outeiro que apresentaram o Aquário, dançando.