28 de fevereiro de 2008

EXPERIÊNCIAS DE LEITURA


Os alunos do 9ºC têm vindo a trabalhar a poesia e têm, não só produzido, mas lido muitos poemas. O Ricardo Santos escreve acerca de “Pedaços de Mim”, um livro de José de Guimarães, numa edição da Câmara de Vila Nova de Gaia.


"O livro que mais gostei foi ”Pedaços de Mim” de José Guimarães.
A obra organiza-se em vários capítulos e também por temas. Assim, encontramos vários poemas sobre temáticas variadas

O poema que mais me agradou foi
“Mil Vezes Repeti” que quero partilhar convosco:

Mil vezes repeti, palavras de matar
Palavras que inventei, feitas de raiva e dor
Baixinho as repeti, p´ra quando te encontrar
Eu te poder dizer de todo o meu rancor

Mil vezes repeti, esperando aquela hora
De te mostrar o ódio que existe em meu sentir
Olhar-te bem de frente, deitar cá para fora
Palavras escondidas, mas que terás de ouvir

Ferir aquela coisa, que tens dentro de ti
Chamada coração, mas que não sabe amar
Com medo de esquecer, mil vezes repeti
Palavras que são pedras, pedras p´ra te atirarem

Com amor te deixei, se um dia encontrares
Vou dizer-te do nojo, que sinto e que te dei
Mas se um beijo me deres, e boca me calares
Vou prender-te em meus braços e tudo esquecerei.


Eu adorei este poema por várias razões: pela lição que transmite aos leitores mas também porque, de certa maneira, toca um bocado na minha vida.
José Guimarães ensina muito com este livro pois leva-nos a reflectir sobre vários aspectos de nossa vida."

Sem comentários: